Fotos

2 - Monografia produzida em 1993 sobre a migração e organização das comunidades de periferia em Florianópolis. Autora: Ana Marcia Lopes da Silva

Em 1993, a pedagoga Ana Marcia Lopes da Silva escreveu, para uma especialização em Historiografia Brasileira feita na Univali (Itajaí), a monografia intitulada “Análise histórica da migração e organização das comunidades de periferia em Florianópolis, da década de 80 aos dias atuais”, que disponibilizamos no blog, assim como uma breve entrevista com a autora, que trabalhou no CAPROM (Centro de Apoio e Promoção ao Migrante), entidade que foi fundamental para a organização das primeiras ocupações:

Por que produziu o texto?
Na época estava muito envolvida com as organizações dos movimentos populares, trabalhava no Caprom e achava importante o registro do que estávamos vivendo e construindo.
 
Como avalia sua experiência profissional e de vida no Caprom?
A experiência foi muito importante, nos proporcionou contato com uma realidade escondida e deixada de lado pelo poder público. Muito aprendemos e ensinamos. Acolhíamos aqueles que já estavam sem esperanças. Aos poucos o grupo foi crescendo e a necessidade de organização também. Acho que conseguimos contribuir com a organização dos movimentos populares que acabou influenciando movimentos posteriores.



MONOGRAFIA:








































#################################################################################



1 - Ocupação no Palácio do Governo de Santa Catarina em setembro de 1984 

Como parte do projeto “Escritos em Movimento”, divulgamos um conjunto de 20 fotografias que registram aquela considerada a primeira ocupação organizada em Florianópolis e que deu início ao movimento dos sem-teto. Em setembro de 1984, cerca de 35 pessoas acamparam na frente do Palácio do Governo de Santa Catarina, que na época ficava na Praça Tancredo Neves, do lado oposto ao da Assembleia Legislativa, exigindo o direito à moradia. Na época, depois de muita resistência e com apoio da igreja católica e de voluntários que mais tarde, em 1987, fundaram o Centro de Apoio e Promoção do Migrante (Caprom), os acampados foram assentados no Morro da Mariquinha, no Maciço do Morro da Cruz. 
Fonte: Arquivo pessoal de Ivone Maria Perassa












Nenhum comentário:

Postar um comentário