Vídeos

Vídeo 13 -  Escritos em Movimento – Ivone Maria Perassa (2)

A artista plástica e militante pelo direito à moradia Ivone Maria Perassa, também conhecida à época como Irmã Ivone, acompanhou a ocupação organizada em 1984 na frente da Assembleia Legislativa e nos anos seguintes, como coordenadora do CAPROM (Centro de Apoio e Promoção ao Migrante), participou das lutas mais emblemáticas em Florianópolis pelo direito à moradia. Nesta segunda entrevista para o projeto "Escritos em Movimento", ela aborda um tema específico, a liderança das mulheres nas ocupações urbanas. A entrevista foi feita pela arquiteta e pesquisadora Julia Perin Pellizzaro, que integra o projeto de pesquisa "As lutas por moradia e a participação das mulheres: histórias de vida de lideranças em Florianópolis e Lisboa" (Laboratório de Relações de Gênero e Família do Centro de Ciências Humanas e da Educação da UDESC), coordenado pelo professor Francisco Canella. Entrevista feita no dia 27 de abril de 2022.

Vídeo 12 - Escritos em Movimento – Francisco Canella

Francisco Canella é doutor pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011). Atualmente, Canella é professor efetivo da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Ele tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Movimentos Sociais e Educação, e estuda as ocupações urbanas em Florianópolis, tendo já produzido uma série de artigos sobre o tema. Sua tese de doutorado é intitulada “Entre o local e a cidade: memórias e experiências de duas gerações de moradores da periferia urbana em Florianópolis (1990 - 2010)”. Canella fala sobre as ocupações urbanas na capital catarinense nos anos 1990 e as características das atuais ocupações. Entrevista feita no dia 27 de abril de 2019 no Encontro Estadual "Ocupações Urbanas: a Luta por Moradia e pelo Direito à Cidade", no prédio da Arquitetura e Urbanismo da UFSC.


Vídeo 11 - Escritos em Movimento – Vitor Sérgio Schmidt

O engenheiro eletricista Vitor Sérgio Schmidt foi o primeiro vereador pelo PT em Florianópolis. Ele fez parte da 11ª legislatura da Capital, de 1989 a 1992, que ficou marcada por sua combativa bancada de esquerda (eram Clair Castilhos, Jalila El Achkar, João Guizoni, Ricardo Baratieri, Vilson Rosalino da Silveira e Vitor Sérgio Schmidt) e por ter três vereadoras, algo que até hoje não se repetiu (Angela Amin, Clair Castilhos e Jalila El Achkar). Entre as áreas nas quais Vitor Schmidt atuou, se destaca a de habitação, justamente no período em que ocorreram as primeiras ocupações organizadas em Florianópolis. Na entrevista ele fala sobre a atuação sindical (foi presidente do Sindicato dos Eletricitários de Florianópolis e Região – Sinergia - e atuou na organização de outras entidades sindicais), a atuação na Câmara de Vereadores da Capital e junto aos movimentos organizados e o papel desempenhado pela histórica bancada de vereadores naquele período pós-redemocratização e pós-Constituinte. Entrevista feita no dia 1º de dezembro de 2016.
https://www.youtube.com/watch?v=M_154fJ_iTQ

Vídeo 10 - Escritos em Movimento – Vilson Groh 

A partir do início dos anos 1980, depois de se mudar para o Mont Serrat, no Maciço do Morro da Cruz, em Florianópolis, o padre Vilson Groh passou a atuar junto a movimentos sociais que, entre outros temas, lutavam pelo direito à moradia, levando à criação do CAPROM (Centro de Apoio e Promoção ao Migrante) e às primeiras ocupações organizadas na Capital catarinense. O Padre Vilson fala sobre sua trajetória pessoal e religiosa, a atuação da igreja católica naquele período histórico e o trabalho de mobilização e organização nas ocupações. Entrevista feita no dia 7 de novembro de 2016.

Vídeo 9 - Escritos em Movimento – Elisa Jorge 

O curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSC teve papel fundamental na luta pela reforma urbana em Florianópolis a partir de meados dos anos 1980. Naquele período, estudantes e professores atuaram junto às populações de periferia que, organizadas, lutavam pelo direito à moradia. Uma dessas estudantes foi Elisa Jorge, hoje arquiteta e militante da Reforma Urbana, que na entrevista fala sobre o envolvimento dos estudantes do curso, via Centro Acadêmico, na orientação aos moradores das ocupações,  a construção do cadastro dos moradores feita com vários departamentos da UFSC e a construção coletiva dos projetos. Entrevista feita no dia 15 de setembro de 2016.
https://www.youtube.com/watch?v=7RRW9VlpNFs

Vídeo 8 - Escritos em Movimento - Loureci Ribeiro

O curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSC teve papel fundamental na luta pela reforma urbana em Florianópolis a partir de meados dos anos 1980. Naquele período, estudantes e professores atuaram junto às populações de periferia que, organizadas, lutavam pelo direito à moradia. Um desses estudantes foi Loureci Ribeiro, o Ci, hoje arquiteto e militante da Reforma Urbana, que na entrevista fala sobre a realidade habitacional de Florianópolis naquele período, o envolvimento dos estudantes do curso, via Centro Acadêmico, na orientação aos moradores das ocupações, e o papel das igrejas, da mídia e de parlamentares neste processo. Entrevista feita no dia 15 de setembro de 2016.
https://www.youtube.com/watch?v=iW_LzXlDBe8


Vídeo 7 - Escritos em Movimento - Lino Fernando Bragança Peres


O curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSC teve papel fundamental na luta pela reforma urbana em Florianópolis a partir de meados dos anos 1980. Naquele período, estudantes e professores atuaram junto às populações de periferia que, organizadas, lutavam pelo direito à moradia. Um desses professores foi Lino Fernando Bragança Peres, hoje aposentado e voluntário na Universidade, que, na entrevista para o Projeto Escritos em Movimento, fala sobre a realidade habitacional de Florianópolis naquele período, o envolvimento dos estudantes do curso, via Centro Acadêmico, na orientação aos moradores das ocupações, o papel social do arquiteto na concepção de uma cidade para todos e os desafios para esta construção.  Entrevista feita no dia 8 de setembro de 2016.
https://www.youtube.com/watch?v=n1ayx0xFpec


Vídeo 6 - Escritos em Movimento – Lázaro Bregue Daniel

O ex-vereador de Florianópolis Lázaro Bregue Daniel teve seu primeiro mandato de 1993 a 1996; o segundo, de 97 a 2000; o terceiro, de 2003 – quando assumiu a vaga na metade da legislatura - a 2004, e, exceto pelos dois últimos anos em que ficou sem partido, sempre atuou pelo PT. Lázaro teve uma importante atuação na questão da moradia, com destaque para a primeira legislatura, no período em que estavam se consolidando as primeiras ocupações urbanas organizadas em Florianópolis.  Entrevista feita no dia 30 de julho de 2016.


Vídeo 5 - Escritos em Movimento – Elaine Tavares

No final dos anos 1980 e início dos 90, a jornalista Elaine Tavares fez a cobertura jornalística das primeiras ocupações em Florianópolis e participou da equipe que produzia o “Jornal das Comunidades”, uma publicação da então Coordenação da Comissão de Associações de Moradores de Florianópolis distribuído em várias localidades. Na entrevista ela avalia aquele período e fala do papel do jornalismo comprometido com as lutas sociais. Entrevista feita no dia 16 de maio de 2016.
https://www.youtube.com/watch?v=HZ0ZPKmftKI#sthash.7OUCvpRr.dpuf


Vídeo 4 - Escritos em Movimento – Francisca das Chagas dos Santos

Francisca das Chagas dos Santos mora no Novo Horizonte, localidade que faz parte do bairro Monte Cristo, na área continental de Florianópolis. Ela participou da ocupação feita no dia 27 de julho de 1990 e fala sobre as dificuldades enfrentadas naquele período e o papel da luta e do trabalho coletivos. Entrevista feita no dia 6 de maio de 2016.
https://www.youtube.com/watch?v=MpVwqj2JvkE


Vídeo 3 - Escritos em Movimento – Milita Maria Marques

Milita Maria Marques, 64 anos, é moradora da localidade Nova Esperança, que faz parte do bairro Monte Cristo, na área continental de Florianópolis. Milita fala de suas experiências e impressões sobre a ocupação da qual participou, em 1990, e que deu origem à localidade. Ela é reconhecida pela atuação como líder comunitária do bairro e pelo engajamento em diversos projetos sociais. Entrevista feita no dia 1º de abril de 2016.


Vídeo 2 - Escritos em Movimento – Fabíola de Souza

A jornalista Fabíola de Souza fala sobre a ocupação na localidade Nova Esperança, que faz parte do bairro Monte Cristo, na área continental de Florianópolis. Na época da ocupação, em 1990, Fabíola era casada com o repórter fotográfico José Luiz da Rocha e o acompanhava quando ele fazia a cobertura da ocupação. A experiência teve forte impacto na vida da jornalista e foi um momento que marcou escolhas pessoais e profissionais. Entrevista feita no dia 8 de abril de 2016.


Vídeo 1 - Escritos em Movimento – Ivone Maria Perassa 

A artista plástica e militante pelo direito à moradia Ivone Maria Perassa, também conhecida à época como Irmã Ivone, acompanhou a ocupação organizada em 1984 na frente da Assembleia Legislativa e nos anos seguintes, como coordenadora do CAPROM (Centro de Apoio e Promoção ao Migrante), participou das lutas mais emblemáticas em Florianópolis pelo direito à moradia. Entrevista feita no dia 10 de março de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário