segunda-feira, 28 de março de 2016

Acervo ajuda a compreender a luta por moradia em Florianópolis

Míriam Santini de Abreu


As entrevistas para o projeto “Escritos em Movimento” estão tirando das gavetas documentos, fotos e imagens fundamentais para compreender a luta por moradia em Florianópolis. 

A artista plástica e militante pelo direito à moradia Ivone Maria Perassa, nossa primeira entrevistada, tem fotografias, centenas de recortes de jornais e documentos do período a partir dos anos 1980, os quais serão utilizados no projeto, entre eles exemplares do “Jornal das Comunidades”, uma publicação da então Coordenação da Comissão de Associações de Moradores de Florianópolis distribuído em várias comunidades. A jornalista Elaine Tavares também estava há anos guardando 19 fitas VHS com imagens das ocupações nos anos 80/90, que agora estão em fase de limpeza e conversão em DVD. O que deverão conter?!

A ideia é utilizar as entrevistas que estamos fazendo, essas antigas gravações e novos vídeos das ocupações hoje, a partir do olhar do estudante de jornalismo Rubens Lopes, cinegrafista e editor de vídeo do projeto, para a produção de um documentário a ser amplamente divulgado. 


O “Escritos em Movimento” é um Projeto de Extensão do Departamento de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (POSJOR) da UFSC coordenado pelo professor do Departamento de Jornalismo Jorge Ijuim. O projeto tem como entidade parceira o Núcleo de Estudos em Serviço Social e Organização Popular (NESSOP), vinculado ao Departamento de Serviço Social do Centro Sócio-Econômico (CSE), e apoio do Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA) e da Revista Pobres & Nojentas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário