sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Escritos em Movimento e o papel de estudantes e professores do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSC na luta pela moradia em Florianópolis

Elisa, Ci e Lino no prédio do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSC
O curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSC teve papel fundamental na luta pela reforma urbana em Florianópolis, a qual, a partir dos anos 1980, reuniu pessoas e movimentos que, ao longo dos anos, continuam a atuar, especialmente na habitação e meio ambiente, buscando se contrapor aos discursos e práticas dos atores hegemônicos em relação ao crescimento/desenvolvimento de Florianópolis.
Naquele período, estudantes e professores atuaram junto às populações de periferia que, organizadas, lutavam pelo direito à moradia. Entre os estudantes, os então alunos de Arquitetura e Urbanismo Elisa Jorge e Loureci Ribeiro, o Ci. Entre os professores, Lino Fernando Bragança Peres, hoje aposentado da UFSC e professor voluntário.
Em setembro e outubro, a equipe do “Escritos em Movimento”, Projeto de Extensão do Departamento de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (POSJOR) da UFSC, entrevistou os três, e já nos próximos dias divulga a entrevista com o professor Lino, que fala sobre a realidade habitacional de Florianópolis naquele período, o envolvimento dos estudantes do curso, via Centro Acadêmico, na orientação aos moradores das ocupações, e o papel social do arquiteto na concepção de uma cidade para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário