quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Câmara da Moradia do Fórum da Cidade promove dia 10/12 2º Encontro sobre Moradia em Florianópolis


A Câmara de Habitação de Interesse Social e Regularização Fundiária do Fórum da Cidade promove, no dia 10 de dezembro (sábado), o seu 2º Encontro “Moradia Digna como Direito”, que terá como tema “As lutas populares em Florianópolis na construção de uma Política Pública Participativa da Moradia Popular e da regularização da terra”. O evento será das 9 ao meio-dia e 14 às 17 horas no auditório do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC.
O objetivo do Encontro é mobilizar as comunidades para e pela participação e fortalecer a política de Habitação de Interesse Popular e o controle social sobre a mesma. O público-alvo são as 68 comunidades que precisam construir uma política pública voltada para a moradia popular na Capital.
O Encontro conta com o apoio do “Escritos em Movimento”, um Projeto de Extensão do Departamento de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC que tem como objetivo principal dar tratamento jornalístico e, assim, propiciar visibilidade a testemunhos que relatam e interpretam a luta pela reforma urbana em Florianópolis. 
A Câmara de Moradia é um espaço de debates, deliberações e de mobilização das entidades comunitárias que têm assento no Conselho Municipal de Habitação de Interesse Social (CMHIS), que debatem e ajudam a formular e direcionar as pautas das políticas públicas discutidas e deliberadas pelo Conselho.
No período da manhã o tema será a “Luta pela moradia em Florianópolis: memória e organização popular”, com apresentação do tema por representantes das localidades. À tarde, o tema será “Moradia e regularização fundiária em Florianópolis: a luta continua”, com a presença de representantes institucionais. O poder público será convidado a dar esclarecimentos sobre as políticas públicas da moradia e regularização fundiária em andamento no município, e instituições falarão sobre financiamentos de projetos de habitação, análises das Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) e projetos de lei de assessoria técnica gratuita. Nos dois períodos haverá debate.
São parceiras no evento as entidades que compõem a Câmara de Habitação de Interesse Social e Regularização Fundiária do Fórum da Cidade, União Florianopolitana de Entidades Comunitárias (Ufeco), Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Associação de Moradores Areias do Morro das Pedras (Amareias), Conselho das Associações de Moradores da Região do Monte Cristo (Carmocris), Associação de Moradores do Alto da Caieira do Saco dos Limões (AMAC) e Associação de Moradores da Ponta do Leal.

Contato:

contato.forumdacidade@gmail.com
contato.ufeco@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário